Governança Corporativa

A Governança Corporativa é um dos temas mais relevantes para a Alta Administração. Ela estabelece um conjunto de práticas e estruturas, adaptados a cada organização, que orientam o funcionamento de uma empresa e visam promover a responsabilidade, transparência e accountability (prestação de contas). A Governança Corporativa surge para solucionar questões relacionadas ao Conflito de Agência, isto é, da possível divergência dos interesses entre os acionistas e os administradores de uma organização.

Neste site trataremos de assuntos como:

  1. Estrutura de governança: a forma como a empresa é governada e as relações entre as diferentes partes interessadas, como os acionistas, o conselho de administração, a diretoria e os colaboradores.
  2. Gestão de riscos: como a empresa identifica, avalia e gerencia os riscos aos quais se submete.
  3. Compliance (prestação de contas): como a empresa segue as leis e regulamentos aplicáveis e garante a conformidade com as normas éticas e de conduta.
  4. Relações com investidores: como a empresa garante a transparência junto aos investidores e ao mercado em geral, em especial na captação de recursos junto ao mercado.
  5. Remuneração dos administradores: como a remuneração dos executivos da empresa é estabelecida e divulgada.
  6. Equidade e diversidade: como a empresa promove a equidade e diversidade em sua estrutura de governança e no ambiente de trabalho.
  7. Responsabilidade social: como a empresa assume sua responsabilidade para com a sociedade e o meio ambiente.

Neste site compartilharemos assuntos e a experiências dos autores relacionado à Governança Corporativa.

Deixe um comentário